JUSTIFICATIVA:

 

Diogo Peres Martins nasceu na cidade de Itu - SP em 15 de julho de 1928. Veio para Sorocaba ainda jovem, onde estabeleceu residência na Rua Quinzinho de Barros, na Vila Hortência.

 

Realizou seus estudos na Escola "Achiles de Almeida" e ainda jovem começou a trabalhar no Grupo Votorantim, onde conheceu Neuza Camparini Peres, com quem veio a casar-se e constituir família, da qual originou cinco filhos: Djalma, Elisabethe, Derli, Décio e Carmem.

 

Anos depois, foi trabalhar na Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) e passou a residir na Rua João Nascimento, na Vila Santana. Dentro da empresa, foi estudando, fazendo cursos até ser promovido a Administrador ou Chefe Geral da Pedreira, entre os municípios de Mairinque e São Roque, onde atuou até aposentar-se.

 

Depois que se aposentou passou a cuidar de interesses de outros colegas que o procuravam a fim de alcançar direitos conquistados como trabalhadores.

 

Foi sócio participativo da Associação de Cooperação dos Aposentados e Pensionistas da Sorocabana (ACAPS) e ocupou uma chapa de oposição eleita pelos ferroviários e pensionistas por quatro mandatos consecutivos, sendo presidente do conselho deliberativo.

 

Homem atuante, honesto, realizou e se esforçou muito pela classe ferroviária. Querido por muitos na Vila Santana, participou ativamente de atividades religiosas na Paróquia Santa Rita de Cássia.

 

Faleceu em Sorocaba no dia 17 de abril de 2005.

 

Por ter sido um homem exemplar, amar essa cidade e escolher Sorocaba para viver, trabalhar e constituir família, que resolvemos perpetuar seu nome em uma Via Pública de nossa cidade.

 

S/S.,  29 de abril de 2010.

 

ANSELMO ROLIM NETO

Vereador.